Técnico/a de Restaurante/Bar

Cursos Profissionais Nível IV - Equivalência 12º Ano

O Técnico/a de Restaurante-Bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança ehigiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.

 

Perfil de Desempenho (atividades desenvolvidas)

As atividades principais a desempenhar por este técnico são: 

  • Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante e bar.
  • Efetuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar.
  • Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, bar e cave do dia.
  • Obter informações relativas ao serviço de mesa a efetuar.
  • Acolher e atender os clientes, efetuando o serviço de entradas, pratos principais, sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras bebidas em colaboração com as outras secções.
  • Efetuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e servindo bebidas simples ou compostas e pequenas refeições.
  • Efetuar a faturação do serviço prestado.
  • Efetuar o serviço de mesa e bar em situações especiais.
  • Estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar.
  • Executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à americana e à russa) e bar (direto, indireto e misto);
  • Atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de honra, etc.
  • Preparar e executar o serviço de vinhos.
  • Preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trinchar, descascar, entre outros).
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
  • Prestar informações e sugestões de carácter turístico sobre a localidade, a região, a composição e métodos de confeção das diversas iguarias e sobre as bebidas;
  • Atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional.
  • Implementar normas de autocontrolo e HACCP.
  • Pesquisar novas técnicas e tendências de mesa e bar.

 

Plano Curricular (3 anos)

Área de formação sóciocultural

Português

Língua Estrangeira

Área de Integração

Tecnologias de Informação e Comunicação

Educação Física

 

Área de formação científica

Matemática 

Economia

Psicologia

 

Área de formação tecnológica

Serviços de Restaurante / Bar

Gestão e Controlo

Tecnologia Alimentar

Comunicar em Língua Estrangeira

Formação em Contexto de Trabalho (FCT)

  

Condições de Acesso

Conclusão do  9º ano

No final do Curso obténs

Diploma de conclusão do 12.º ano de escolaridade.

Certificado de Qualificação Profissional de Nível IV.


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